Nutrição

Nutrição

A Santa Casa da Misericórdia de Borba tem á sua disponibilidade um serviço de Nutrição que se dedica à avaliação das necessidades nutricionais e ao planeamento alimentar da situação clínica de cada pessoa.

 

O envelhecimento é um processo natural e dinâmico, acarreta alterações morfológicas, psicológicas, funcionais e bioquímicas que influenciam a alimentação e nutrição das pessoas, aumentando o risco de défices nutricionais.

 

No processo de envelhecimento, naturalmente ocorrem limitações que têm graves repercussões a nível nutricional e consequentemente na qualidade de vida e estado de saúde do idoso, assim problemas de mastigação, deglutição, patologias mentais ou psiquiátricas e alterações olfactivas e do paladar, conduzem a diminuição ou eliminação da ingestão de determinados alimentos, tal como a toma de determinados medicamentos interferem na absorção, metabolismo e excreção de alguns nutrientes. 

 

Neste sentido a Organização Mundial de Saúde no em 2015 no World report on ageing and health, definiu como principal objetivo para um envelhecimento ativo e saudável a manutenção da capacidade funcional, até o mais tarde possível. 

 

Assim a alimentação e a nutrição desempenham um papel inquestionável para alcançar este objetivo, sendo fundamental adaptar as ementas com as necessidades nutricionais dos idosos, que nesta etapa da vida são particularmente sensíveis aos níveis de ingestão de algumas vitaminas como as do complexo B, C e D, e a minerais como o zinco, cálcio e ferro. 

 

Sendo muito importante também adaptar as refeições e às suas preferências pessoais e culturais, para que exista uma aceitação o mais ampla possível e em alguns casos uma personalização das refeições. 

 

Assim a atuação do nutricionista nas ERPIs deve garantir a saúde nutricional da população idosa sendo imperioso garantir, não só condições higiossanitárias das refeições, mas também a identificação, monitorização e o tratamento da malnutrição na instituição. 

 

 

A quem se destina:

 

- Crianças da Creche e Jardim de Infância;
  
- Residentes das Estruturas Residencias para Idosos;

 

- Utentes do Serviço de Apoio Domiciliário e Cantinas Sociais.