Mensagem do Provedor

Mensagem Mensagem

   Na qualidade de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba, cabe-me destacar o projeto social desenvolvido ao longo de 500 anos por um vasto conjunto de pessoas do concelho de Borba, ao qual humildemente me orgulho de pertencer há cerca de 25 anos.
  Preocupa-nos a saúde e bem-estar da população, especialmente a mais vulnerável, como as crianças e os idosos. A nossa missão é abraçar essas necessidades com solidariedade e generosidade, garantindo “pão”, “afeto”, “amor” e “dignidade” a todos. 

  Juntos, trabalhamos diariamente para fortalecer a Instituição e torná-la ainda mais sustentável, mantendo o foco no seu propósito e longevidade. 

    Eu enquanto Provedor, assim como os Órgãos da Mesa Administrativa, enfrentamos diversos desafios para garantir a continuidade e sustentabilidade da Instituição. 

    Desafios estes que englobam: 
•    Uma gestão equilibrada dos recursos financeiros limitados; 
•    Procura constante de financiamento adequado;
•    Manutenção de instalações e equipamentos;
•    Gestão complexa de aspetos sociais, de saúde, educação e inovação;
•    Capacidade de dar resposta às necessidades da comunidade.

    Apesar destes desafios, prosseguimos comprometidos no fortalecimento da Instituição e no garante da sua continuidade em servir a nossa comunidade com empenho, equidade e ética.

  É chegado o momento de falar do futuro. Estrategicamente consideramos que os projetos futuros da Santa Casa da Misericórdia de Borba são fundamentais para o contínuo desenvolvimento e impacto positivo na comunidade, apresentando, desde já, alguns exemplos:

1.    Expansão e adequação das instalações: pretendemos ampliar as nossas instalações, não só para aumentar a nossa capacidade de resposta como para melhorar as condições de trabalho dos nossos colaboradores e melhorar as áreas de saúde, educação e assistência social.
2.    Aumentar o Apoio à Infância: queremos fortalecer os nossos programas para crianças, continuar a oferecer educação de qualidade, atividades recreativas e lúdicas e prestar apoio emocional.
3.  Sustentabilidade Financeira: continuaremos a procurar recursos financeiros estáveis para garantir a continuidade da qualidade dos nossos serviços.
   Estamos comprometidos, também, em construir um futuro melhor para todos os que usufruam das Respostas da nossa Instituição, mas estamos conscientes que o caminho está repleto de obstáculos a ultrapassar, nomeadamente, recursos financeiros, cumprimento de licenças e regulamentações, planeamento eficiente e, não menos importante, a aceitação pela comunidade onde estamos inseridos.

    Mas seguimos em frente e mais fortes, contando com o nosso capital humano que trabalha incansavelmente para atender às necessidades dos utentes. Queremos, por isso, reconhecer o esforço, a dedicação e a resiliência destes profissionais que são pilares fundamentais para o sucesso da estratégia desta Santa Casa. 
    Para terminar, em meu nome pessoal e em nome da Mesa Administrativa, reitero que é um privilégio continuar a servir, como Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba, uma Instituição que, de forma incansável, desenvolve um trabalho em prol daqueles que mais precisam.
    Com fé e determinação, continuaremos a trabalhar para o bem-estar de todos. Que Deus nos guie nesta nobre missão.

 

.